
fev
A maioria das pessoas que estão por dentro deste ramo sabe que a abertura de uma empresa tradicional exige uma série de procedimentos burocráticos, como a escolha da natureza jurídica.
Continue conosco e entenda sobre o assunto.
É primordial escolher o tipo de sociedade da sua empresa, pois, isto vai regulamentar a captação de investimentos e também definir a administração da sociedade, entre outros.
O que é natureza jurídica?
A natureza jurídica de uma empresa está relacionada ao ramo que ela se constitui, juntamente com as suas características, são pontos que vão diferenciar uma empresa da outra.
A empresa pode estar vinculada aos seguintes grupos:
- administração pública;
- entidades empresariais;
- entidades sem fins lucrativos;
- instituições extraterritoriais;
- pessoas físicas.
Como já adiantamos acima, é primordial primeiramente definir a sua natureza jurídica e também se cadastrar nos órgãos da administração pública.
O que é uma empresa LTDA?
Este tipo de empresa constitui uma sociedade limitada, regida pelo Código Civil, em que o capital social se dá através de cotas integralizadas pelos sócios, podendo ser em dinheiro, ou em bens.
O que é uma Empresa S.A?
A sigla S.A, quer dizer sociedade anônima, este tipo de sociedade é regulamentada pela Lei 6.404/76, o capital dessas empresas é dividido em ações.
No que está relacionado aos acionistas, eles têm a responsabilidade sobre a quantidade de títulos adquiridos.
Veja as características das empresas LTDA e SA
Sociedade anônima
Essas empresas são relevantes para o desenvolvimento do comércio e grandes corporações.
O principal objetivo é assegurar o acúmulo de capital através de investimentos em larga escala. O foco sempre será o capital.
Sociedade Limitada
Esta sociedade é um modelo de negócios menos burocráticos, porém, por ser um modelo mais fácil, ele traz limitações para investimentos e gestões.
As pessoas que fazem parte desta sociedade têm maior relevância para sua formação e continuidade.
Diferença entre sociedade limitada e uma sociedade anônima
Vamos citar abaixo as principais diferenças entre essas empresas: LTDA e SA
- Capital Social : Na sociedade anônima o capital é dividido em ações, já na sociedade LTDA se dá por quotas;
- Responsabilidade : Sobre a responsabilidade SA, ela fica limitada ao preço de emissão das ações adquiridas, já nas empresas LTDA é limitada as quotas integralizadas;
- Rigidez: As regras para as empresas SA são mais rígidas, já para as empresas LTDA as regras são mais flexíveis;
- Lucros : Os lucros na sociedade anônima os acionistas precisam receber o montante que está relacionado às suas ações; já para uma sociedade limitada os sócios definem, com isso eles podem optar pela não distribuição de lucros e investir na própria empresa.
Vantagens em passar para o modelo SA
A transição da sociedade limitada para a anônima é que geralmente essas empresas têm o hábito de ter uma administração mais segura.
Lembrando que é de caráter obrigatório que tais atividades da diretoria sejam fiscalizadas por um Conselho Administrativo.
Para fazer parte de uma sociedade é necessário que seja formado por no mínimo 3 pessoas e deve ter formação e experiência na área de gestão.
Nas empresas LTDA os sócios têm responsabilidade sobre o negócio, o que significa que para tomar decisões isso pode ser um pouco burocrático.
Na sociedade anônima podemos dizer que ela é mais organizada, pois, na LTDA, supondo que um sócio subscreveu 50 mil e outro subscreveu 100 mil, nesta situação ambos respondem pelo total de 150 mil reais, até a efetiva integralização deste valor.
Uma outra vantagem para passar para o modelo SA é a flexibilidade para a captação de investimento, o mesmo é realizado por meio de ações, este tipo de sociedade pode vender seus títulos no mercado e ter um ganho de recursos para seu crescimento.
Mas para que isso ocorra é necessário que a empresa integre uma sociedade anônima aberta, fazendo com as suas ações sejam destinadas à bolsa de valores.
Fonte: Jornal Contábil
Foto: Freepik